swsws
NOTÍCIAS

FONLAD FESTIVAL
1 a 30 Maio 2015
Vários espaços da cidade de Coimbra

Em parceria com o Projecto Videolab, a Associação IC Zero promove mais uma edição do Festival Fonlad: residências de Margarita Novikova (Ru) e Dorianne Wotton (Fr). Mostras interncionais de video arte por Magmart, Miden, Proyector, Videoplay e Cologne OFF. Performnce de Ândrea Inocêncio e dança contemporânea pela Flic-Flac - Companhia de Dança Contemporânea de Coimbra.





TEATRO ANATÓMICO

7 a 28 Março 2015
Antigo Edifício do Governo Civil, Coimbra

O Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra (CEAACP), através da linha de investigação Estudos Multidisciplinares em Arte (GEMA), e a Associação Cultural Itinerários Contemporâneos Zero (ICZero) apresentam o evento cultural Teatro Anatómico, inserido na programação das Comemorações do 725 anos da Universidade de Coimbra.  
O evento cultural Teatro Anatómico consubstancia-se numa exposição colectiva de artes visuais (vídeo-arte, pintura, fotografia, escultura, instalação, escultura), performance, sessões de experimentação auditiva e conversas informais entre investigadores.
Artistas:
Benvinda Araújo. Rodrigo Canhão. Lorena Amorós. Josep Tornero.Tatiana Santos. Joana Monteiro. Paul Hardman.Jorge Simões. Pedro Medeiros. José Pedro Reis. António Azenha. António Jorge. Martinha Maia.  Joel-Peter Witkin. José Carlos Nascimento. Ilia Shatokhin. Afonso Macedo. Pedro Góis. Irina Sales Grade. Berta Teixeira.
Palestrantes:
Anabela Marisa Azul. António Filipe Pimentel. Delfim Sardo. Osvaldo Silvestre. Teresa Almeida Santos. Luís Quintais. Anselmo Borges. João Maria André.


FONLAD FESTIVAL
26 Abril a 12 Julho 2014
Vários espaços da cidade de Coimbra

Em parceria com o Projecto Videolab, a Associação IC Zero promove mais uma edição do Festival Fonlad: performances de Francesca Leoni, Essere Aria e Sérgio Gomes. Mostras interncionais de video arte por Magmart, Miden, Proyector, Videoplay e Cologne OFF.


EGO DE JOSÉ HIGINO E JOSÉ PEDRO REIS
14 de Setembro a 4 Outubro 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Em parceria com a Alliance Française de Coimbra, a Associação IC Zero apresenta a exposição EGO, de José Higino e José Pedro Reis.



OPENEND [#001 MR]

4 a 27 Julho 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Mostra de artes visuais em que se oferecem-se à cidade novos pontos de vista sobre Isabel de Aragão, uma profícua patrona de obras de arte durante a Idade Média e que, pela sua valentia enquanto mulher conciliadora e solidária, viu nascer um vasto grupo de lendas que lhe imortalizaram o nome. A sua carne, essa, tornou-se enigmaticamente imperecível, fazendo jus à ideia de que um belo espírito se dá a conhecer através da beleza do seu corpo.



DÉJÀ VU + CROSS OVER DE JOSÉ CARLOS NASCIMENTO

1 a 30 Junho 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Em parceria com a Alliance Française de Coimbra, a Associação IC Zero apresenta a exposição "Déjà Vu" de José Carlos Nascimento.

 

FONLAD FESTIVAL
27 Abril a 24 Maio 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Em parceria com a Alliance Française de Coimbra, a Associação IC Zero promove mais uma edição do Festival Fonlad: performances de Francesca Fini, Patricia Corrêa, Mario Gutiérrez Cru & Lynn Varga. Mostras interncionais de video arte por Magmart, Miden, Proyector, Videoplay, AIVA, HEP, e Cologne OFF.

 

LINE UP ACTION 2013 - EXTENSION #01
21 Abril 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Em parceria com a Alliance Française de Coimbra, a Associação IC Zero apresenta a primeira extensão do Festival Line Up Action 2013 com performances de Francesca Fini, Isabel Valverde, Patricia Corrêa e António Azenha.

 

10 MOTS, 10 PHOTOS, 10 ALLIANCES AU PORTUGAL
23 Março a 20 Abril 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

Em parceria com a Alliance Française de Coimbra, a Associação IC Zero promove uma exposição de fotografia centrada na temática "Dis-Moi Dix Mots". Esta exposição decorrerá em simultâneo nas Alliances Françaises de Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Leiria, Viseu, Caldas da Rainha, Beja, Setúbal e Algarve (Faro).
 Artistas participantes: António Azenha, Benvinda Araújo, Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Paulo Corte-Real, Pato, Tatiana Santos.  


"WE ARE FAMILY" de JORGE SIMÕES

23 Fevereiro a 16 Março 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance

A Associação IC-ZERO e a Alliance Française apresentam a exposição “WE ARE FAMILY” de Jorge Simões. Esta exposição apresenta um conjunto de obras realizadas nos últimos dois anos, que se debruçam sobre o tema da viagem e da paisagem construída, dando continuidade ao trabalho que o artista tem vindo a desenvolver, mas, ao mesmo tempo, convocando novas ligações formais e narrativas.


CIMENTO 12X12X12

16 Fevereiro a 24 Março 2013
Mosteiro Sta. Clara-a-Velha, Coimbra

O projecto estrutura-se como uma metáfora da cidade, repetida no nome e na organização sequencial no tempo de cada intervenção artística proposta.
Cimento simboliza a matéria da urbe, mas também as acções que sobre ela têm lugar (...).
Doze artistas (António Andrade, António Azenha, António Jorge Dias, Gil Mac, Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato, Paulo Corte Real e Tatiana Santos) intervêm sucessivamente, um após o outro, libertados de qualquer constrangimento imposto por prévio guião.  
O primeiro trabalha sobre o desenho ampliado e passado à tela. Cada um dos restantes age sobre a obra do anterior, única limitação que se lhe depara, mas que, tal como na cidade real se constrói sobre o construído, pode aperfeiçoar, modificar, reconstruir, remover, destruir ou implodir.
Paralelamente as doze imagens, outros doze habitantes da cidade escreveram textos cujos interesses, visões e ambições se entrecruzam com o destino da mole urbana: A. Marinho e Pinto, Alexandre Ramires, António Filipe Pimentel, Carla Alexandra Gonçalves, Carlos Fiolhais, Carlos Fortuna, Carlos Robalo Cordeiro, Carlota Simões, Isabel Nogueira, JP Simões, João de Castro Nunes, João Pedro Reis, Manuel de Castro Nunes.


"TOYS RE-REPLAY" de ANTÓNIO AZENHA

26 Janeiro a 16 Fevereiro 2013
Espaço Artes Multimédia e Performance

A Associação IC Zero apresenta no Espaço de Artes Multimédia e Performance  uma exposição de António Azenha patente entre 26 de Janeiro e 16 de Fevereiro.
 
 “Este projeto, caracterizado pelo work in progress, teve como base uma primeira  obra embrionária  “O meu Pião, deles e nosso”. As formas das várias esculturas convergem para  objectos icónicos, representativos de um tempo e espaço, geracionais.
 O conceito de base converge para a Reutilização e mesmo para o Redesign, em que a escala e a textura exterior fizeram parte do jogo. A pretensão imediata era o prolongamento ou Renascer de um brinquedo associado não só a preocupações estéticas, mas também ao aspecto lúdico como fundamental.
 A ideia de utilizar um brinquedo como elemento agregador, remete para uma infância passada com os meus brinquedos e presente nos brinquedos cheios de vivências cedidos por várias crianças, que cientes do propósito inicialmente traçado, me levaram a criar um brinquedo feito por outros brinquedos”. António Azenha
 

 

VINTE - MINI FEIRA DE ARTE
14 a 22 Novembro 2012
Espaço Artes Multimédia e Performance

Decorreu entre 14 e 22 de Dezembro uma mini feira de arte no Espaço de Artes Multimédia e Performance da Alliance Française com a participação de vários artistas, numa organização da Associação IC Zero.


PROYECTOR - EXTENSÃO COIMBRA

14 Dezembro 2012, 18h30
Espaço Artes Multimédia e Performance

O Espaço de Artes, Multimedia e Performance acolhe uma extensão da 5ª edição do Festival Internacional de Vídeo Arte PROYECTOR 2012, numa parceria com o Festival Fonlad (PT).
 
 O Festival PRYECTOR é um festival centrado na vídeo arte que se realiza todos os anos em Madrid, apresentando uma extensão em Coimbra.
 O Espaço de Artes Multimédia e Performance acolhe, uma intervenção do artista francês Raphael Larre, que se desloca especialmente a Portugal para apresentar uma vídeo instalação centrada nos contos “Le Petit Chaperon Rouge” e “Le Petit Poucet”.
 


LINE UP ACTION - EXTENSIONS #03

24 Novembro 2012, 17h00
Espaço Artes Multimédia e Performance

O Espaço de Artes, Multimedia e Performance acolhe a 3ª extenção do Festival Internacional de Performance LINE UP ACTION 2012, numa parceria com o Festival Fonlad (PT) e o Celeste Prize (IT).
Apresenta-se uma mostra de vídeo arte "Digital Performances", na qual o tema referencial é a performance – encarada nas suas variadas vertentes – e uma performance interactiva on line realizada em simultâneo por António Azenha, em Coimbra, e Francesca Fini, em Roma.



DIGITAL LANDSCAPES
19 Outubro a 3 de Novembro 2012
Espaço Artes Multimédia e Performance, Coimbra

A Associação IC Zero, Projecto Videolab e Alliance Française de Coimbra estabeleceram uma parceria de colaboração cultural com o objectivo  de promover a reflexão, discussão e aprendizagem das novas tecnologias artísticas, nomeadamente a arte digital, a fotografia, o vídeo, a performance e a sua apresentação informal através de exposições, residências, workshops, mostras de vídeo arte, performance e instalações.
Inaugurou dia 19 de Outubro as instalações do Espaço de Artes, Multimédia e Performance, com uma exposição de fotografia "Digital Landscapes", um Cocktail interactivo (pelo Chef Paulo Queirós (Confraria dos Sabores), uma Mostra de Video Arte Francesa (pelo Projecto Videolab) e uma performance de António Azenha.


Mostra de Video Arte Francesa (Videolab)

Artistas: Thierry Bonnaud, Virginie Foloppe, Lou Ma Ho, Muriel Montini, Zahra Poonawala, Jean-Gabriel Périot

"Almost Over", performance de António Azenha

Digital Landscapes
Artistas: António Azenha, Benvinda Araújo, Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Paulo Corte Real, Pato e Tatiana Santos
19 Outubro a 3 de Novembro 2012


PROJECTO PASSWORD
EM MACAU
11 de Junho 2012
Livraria Portuguesa, Macau

Numa parceria entre a Livraria Portuguesa em Macau e a IC Zero, apresenta-se na galeria daquele espaço em Macau, a exposição "Password - Passa Palavra" com obras de António Azenha, António Jorge, Benvinda Araújo,Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato (Rodrigo Canhão), Paulo Corte Real, Tatiana Santos e texto de Marco Alexandre Rebelo.

 

FONLAD #08_2012 5 VIDEO INSTALAÇÕES + 1 PERFORMANCE
2 de Junho 2012
Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho

Numa parceria entre a Associação IC Zero, a Cooperativa Teatro dos Castelos e o Projecto Videolab, apresentam-se em Montemor-o-Velho 5 video instalações e 1 performance de Angella Conte (Brasil), António Azenha (Portugal), Miro Soares (Brasil), Mario Gutiérrez Cru (Espanha), Sara Évora Ferreira & J C Jerónimo - Conflito Estético (Portugal) e Projecto Videolab (Portugal), realizadas especificamente para o espaço do Quarteirão das Artes.

Direcção Artística: José Vieira
Produção: Jorge Valente
Organização: IC Zero, Teatro dos Castelos, Videolab
Apoio: IT International Trading, Câmara Municipal Montemor-o-Velho, Line Up Action

 

LINE UP EXTENSION 2012_#02 MONTEMOR-O-VELHO
19 Maio 2012
Espaço Rosa dos Ventos

A Associação IC Zero, apresenta em Montemor-o-Velho, a 19 de Maio pelas 21h30, no Espaço Rosa dos Ventos, a 2ª Extensão do Festival Internacional de Performance Line Up Action 2012. Performances de Márcio André (Brasil), João Branco (Portugal) e Bernardo Rodrigues (Portugal). Comissariado de António Azenha e produção da Teatro dos Castelos / IC Zero.

 

FONLAD + LINE UP EXTENSION 2012_#01 COIMBRA
21 Abril 2012
Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto

A Marionet em parceria com a ICZERO apresenta, a 20 e 21 de Abril, a oitava edição do festival Fonlad 2012 e 1ª Line Up Extension 2012. David R Burns e Mario Gutiérrez Cru são alguns dos nomes que estarão presentes para partilhar vídeo arte e conversas com o público na sexta-feira, 20 de Abril. Sara Évora Ferreira & J. C. Jerónimo do Conflito Estético, Andrea Valência, Sérgio Nogueira e Mr. Bug, Catarina Braga e Jorge Correia apresentam performances no sábado, 21 de Abril, a partir das 22horas, no salão da Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto.

 

FONLAD #08_2012 MIVA - Mostra Internacional de Video Arte
14 a 28 de Abril 2012
Galeria Santa Clara, Coimbra

35 artistas de 7 festivais internacionais participam nas Mostras Internacionais de Video Arte. Paralelamente com as mostras decorrerão video instalações e residências artísticas.
Festivais participantes: Oslo Screen e Magmart Video Under Vulcano (14 Abril), Festival MIden (20 Abril na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto), Videoplay e Proyector (21 Abril), Cologne OFF e Fonlad / Videolab (28 de Abril), Alterego (22 Junho no Circulo de Cultura Portuguesa). Comissários convidados: Agricola de Cologne, António Azenha, Margarida Paiva, Silvio De Gracia, Enrico Tomaselli, Margarita Stavraki, Mario Gutiérrez Cru, Sérgio Gomes, Steven Music.
Direcção Artística: José Vieira
Organização: Ass. IC Zero, Teatro dos Castelos, Videolab
Apoio: Galeria Santa Clara, Marionet, Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, Mafia, Círculo de Cultura Portuguesa.

 

FONLAD #08_2012 NO TAKE S
27 Janeiro 2012
Centro de Artes de Sines

O Festival Fonlad apresenta uma mostra de video arte no Centro de Artes de Sines, em parceria com o Projecto Videolab e o Museu Bernardo.
Comissariada por José Vieira e Sérgio Gomes, com direcção artística de Pedro Bernardo.

 

LINE UP EXTENSIONS IMAN
15 Outubro 2011
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Numa parceria entre a Associação IC Zero e o Festival IMAN apresenta-se no centro Cultural Vila Flor uma mostra de video arte em parceria com o Fonlad (João Garcia Miguel + Sara Ribeiro, Left Hand Rotation, Gruppo Sinestético, Osvaldo Cibils, Francesca Fini) e performances de Maria dos Milagres e António Azenha (como artista convidado pela organização).





FONLAD #07_2011
NO TAKE C
15 Outubro 2011
Casa Bernardo, Caldas da Raínha

Apresentação de várias video instalações nos espaços da Casa Bernardo integradas no TAKE C.
Artistas: Agricola de Cologne (Alemanha); António Cabrita (Portugal); Corrine Bot (Holanda); Dietmar Krumrey (USA); Jacob Tonski (Turquia); Jan Hakon Erichsen (Noruega); Margarida Paiva (Portugal); Mie Olise (Dinamarca); Surabhi Saraf (India). Direcção artística de Pedro Bernardo e José Vieira. Parcerias: Videolab, Teatro dos Castelos, Conflito Estético, Museu Bernardo, Athens Video Art festival, Oslo Screen, Magmart, Cologne OFF.



IC ZERO NO ESPAÇOS EM VOLTA - ENCONTRO DE ARTES
27 Agosto - 7 Setembro 2011
Vários espaços privados, Espinhal

A convite da Razões Poéticas Artes, a IC Zero apresenta em variados locais privados da vila do Espinhal, trabalhos de António Azenha / António Andrade, Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Pedro Reis, José Vieira, Paulo Corte real, Rodrigo Canhão e Tatiana Santos.

 

PROJECTO VIAJANTE EM ITÁLIA
13 Julho - 28 Agosto 2011
Palazzo dei Bonfranceschi, Belforte del Chienti

A Cooperativa Teatro dos Castelos, em parceria com a Associación Terra dell Arte (Itália) e a Ass. IC Zero apresenta o Projecto Vianjante em Belforte del Chienti. Trabalhos de Alberto Cespi (Itália), Antonino Neves (PT), António Jorge (PT), Benvinda Araújo (PT), Doriana Capenti (Itália), Eunice Artur (PT), Jorge Simões (PT), José Higino (PT), Paola  Fascia (Itália), Paulo Corte Real (Portugal).

 

FONLAD #07_2011 NA BIENAL DO PORTO SANTO
7 - 31 Agosto 2011
Centro de Congressos, Porto Santo

Numa parceria entre a Associação IC Zero e a Bienal de Porto Santo, o Festival Fonlad, apresenta no Centro de Congressos de Porto Santo uma selecção especial de imagens de Alfonso Caputo (Itália), António Azenha (Portugal), Andrea Vannini (Itália), Benvinda Araújo (Portugal), Boskizzi (Itália), Chiara Schiatura (Itália), Jeroen Holthius (Holanda), José Hugino (Portugal), Jorge Simões (Portugal), Laura Castanedo (México), Marco Bonvini (Itália), Nicola Vernizi (Itália), Nuno Almeida (Portugal), Oscar Poliotto (Argentina), Patrick Millard (Estados Unidos América), Paulo Corte Real (Portugal), Tatiana Santos (Portugal) e Tahir Hun (Turquia).

Integrada ainda na parceria com a Bienal do Porto Santo, serão apresentadas a 6 de Agosto, no Auditório do Centro de Congressos, sessões de Video Arte pelos seguintes festivais: Projecto Videolab (PT), Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Athens Video Art Festival (Grécia) e Fonlad (PT).

 

LINE UP EXTENSIONS LX
30 Julho 2011
Motor Hairport, Lisboa

Numa parceria entre a Associação IC Zero, o Festival Hepiderme e a Bienal do Porto Santo, apresenta-se uma extensão do Festival Line Up Action no Espaço Motor Hairport, dia 30 de Julho pelas 19 horas.
Video-performances de Lef Hand Rotation (ES), João Gracia Miguel+Sara Ribeiro (PT) e João Abel (PT). Performance de António Azenha (PT).

 

PROJECTO VIAJANTE EM LX
27 Julho - 6 Agosto 2011
Espaço Cultural das Mercês, Lisboa

A Cooperativa Teatro dos Castelos, em parceria com a Associación Terra dell Arte (Itália), A Ass. IC Zero e a Bienal de Porto Santo, participa nos eventos de promoção da Bienal  de Porto Santo, em Lisboa, com uma exposição de trabalhos de Alberto Cespi (Itália), Benvinda Araújo (PT), Doriana Capenti (Itália), Eunice Artur (PT), Jorge Simões (PT), José Vieira (PT), Paola  Fascia (Itália) e Paulo Corte Real (Portugal). Organização e Produção: Bienal do Porto Santo.

 

PROJECTO VIAJANTE EM MONTEMOR-O-VELHO
21 Maio - 4 Junho 2011
Rosa dos Ventos, Montemor-o-Velho

A Cooperativa Teatro dos Castelos, em parceria com a Associación Terra dell Arte (Itália), A Ass. IC Zero e a Bienal de Porto Santo apresenta em Montemor-o-Velho o projecto Viajante: uma exposição etinerante por variados países (Portugal e Itália em jeito de começo) que pretende ser mais do que uma simples exposição de artes plásticas, fechada e pronta a ser consumida. Pretende ser ela própria o paradigma de uma viagem, com tudo o que isso implica de troca de aprendizagens, de abertura aos contributos que localmente cada parceiro dará ao projecto, de estímulo à reflexão, etc. Ao longo do seu percurso pelo mundo a exposição “Viajante” irá modificando-se por incorporação de diversos contributos de forma a que quando aportar novamente em Portugal em 2014 seja substancialmente diferente daquela que daqui partiu, tal qual um viajante que ao longo da sua viagem se vai enriquecendo com os conhecimentos adquiridos. Comissários: José Vieira e Alfonso Caputo.


 

LINE UP EXTENSIONS MONTEMOR-O-VELHO
21 Maio 2011
Rosa dos Ventos, Montemor-o-Velho

Numa parceria entre a Associação IC Zero e a Cooperativa Teatro dos Castelos, apresenta-se uma extensão do Festival Line Up Action no Espaço Rosa dos Ventos, dia 21 de Maio pelas 22 horas. Performances de Alexandre A. R. Costa (live video), Susana Chiocca + António Lago, grupo NOME, Nuno Oliveira + Chambel.

 

FONLAD #07_2011 SHIPPING MINDS
14 Maio - 28 Junho 2011
Galeria Ícone, Coimbra

Numa parceria entre a IC-Zero, a Teatro dos Castelos, a Galeria Ícoe e a Bienal do Porto Santo, apresenta-se naquela galeria, uma exposição de Fotografia e Pintura Digital comissariada porTatiana Santos e Manuel Pessoa Lopes.
O projecto tem, na sua globalidade, direcção artística de José Vieira. O festival FONLAD pode ser seguido pela internet no site http://www.fonlad.net.

Artistas participantes: Adrian Lis (Roménia), Alfonso Caputo (Itália), Ana Picasso (Alemanha), Andrea Vannini (Itália), António Azenha (Portugal), Arthur Tuoto (Brasil), Benvinda Araújo (Portugal), Chiara Schiaratura (Itália), Elizabeth Machado (França), Jorge Simões (Portugal), José Higino (Portugal), Nicola Vernizi (Itália), Nuno Almeida (Portugal), Rodrigo Miragaia (Portugal), Tahir Un (Turquia), Tom Campenhout (Holanda).

Inauguração:
Celeste Prize:
Niko Hendrickx (Bélgica), Sahar Marcus (Israel), Leonld Dutov (Rússia), Ferdinando Sorbo (Itália)
Athens Video Art Festival: Vincent Gisbert (Espanha), James Scott (EUA), Thessia Machado (Brasil), Benjamin Juhel (França), Jorg Barton (Israel), Wei Hou (Taiwan), Beetroot Design Group (EUA)

Direcção Artística: José Vieira
Comissários convidados: Manuel Pessôa-Lopes, Tatiana Santos
Comissários parceiros: Visual Container (Celeste Prize), Sotiris Iliadis + Timothy Laskaratos (Athens Video Art Festival)
Grafismo: Paulo Corte-Real
Parceiros: Athens Video Art Festival (Grécia), Celeste Prize (Itália), Conflito Estético (Portugal)
Produção: Ass. IC Zero / Galeria Ícone

 

LINE UP ACTION FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCE
12 a 23 de Outubro 2010
CAPC, Edificio das Caldeiras, Galeria Sete - Coimbra

Numa parceria entre a IC Zero, os Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra e o CAPC, apresenta-se em vários locais de Coimbra, o Festival Line Up Action, com a participação de Albuquerque Mendes, Alexandre Costa, António Melo, António Olaio, Armando Azevedo, Carlos Tejo, Fernando Aguiar, Joana Cruz, Manoel Barbosa, Silvestre Pestana, Susana Chiocca e Vitor Lago Silva, com performances, Ção Pestana (performance - comunicação), Ana Filipa Candeias, Carlos Tejo, Fernando Matos Oliveira, Rui Orfão e Sónia Pina com comunicações, António Barros com a exposição "Obgestos". Serão ainda apresentadas no CAPC as exposições GICAPC-CORES (em homenagem ao grupo GICAPC-CORES, com lançamento de livro) e MONO. Na Galeria Sete será ainda apresentado o livro "Ciência e Mito" de António Amorim da Costa numa edição da Imprensa da Universidade de Coimbra.





FONLAD #06_
2010
VIRTUAL HUMANITIES
1 - 29 Maio 2010
Galeria Ícone, Coimbra

Numa parceria entre a IC-Zero, a Teatro dos Castelos, o Projecto Videolab e a Bienal do Porto Santo, apresenta-se na Galeria Ícone, uma exposição de Fotografia e Pintura Digital comissariada por José Vieira e Manuel Pessoa Lopes.
O projecto tem, na sua globalidade, direcção artística de José Vieira. O festival pode ser seguido pela internet no site http://www.fonlad.net.

Artistas participantes:
Alfonso Caputo (Itália, pintura digital), António Azenha (Portugal, fotografia), Benvinda Araújo (Portugal, fotografia), Boskizzi (Itália, fotografia), Cecília Urioste (Brasil, fotografia), Jorge Simões (Portugal, fotografia), Patrick Millard (Estados Unidos, fotografia), Paulo Corte Real (Portugal, pintura digital), Tatiana Santos (Portugal, fotografia).



ACTORES URBANOS #3 EM ALVAIÁZERE

27 Novembro - 18 Dezembro 09, Museu Municipal
Alvaiázere

Em protocolo com a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) a IC zero apresenta a exposição "Actores Urbanos #3" no Museu Municipal de Alvaiázere.
António Azenha / António Andrade (instalação e música), Jorge Simões (vídeo), José Carlos Nascimento (fotografia), José Higino (fotografia), José Pedro Reis (fotografia), José Vieira (instalação), Marco Alexandre Rebelo (texto), Pato (pintura digital e instalação), Paulo Corte Real (desenho).



FONLAD #05_09 DIGITAL LANDSCAPES

14 Novembro 09 - 3 Janeiro 2010, Galeria de Arte
Teatro Municipal da Guarda

Numa colaboração entre o Teatro Municipal da Guarda e a Associação IC Zero, apresenta-se, naquele edifício da cidade da Guarda mais um FONLAD - Festival de Arte Digital. A programação do festival na guarda conta com uma conferência sobre arte digital, logo na sua abertura (14 de Novembro pelas 16h00) seguida da inauguração da exposição "Digital Landscapes" com a performance "Transhuman" de António Azenha. A 24 e 25 de Novembro será apresentada uma selecção de vídeos dos net festivals "Cologne Off" e "Video Channel" comissariados por Agrícola de Cologne. O projecto tem, na sua globalidade, direcção artística de José Vieira. O festival pode ser seguido pela internet no site http://www.fonlad.net.

Artistas participantes:
Agrícola de Cologne (Alemanha, vídeo e web art), Alfonso Caputo (Itália, pintura digital), António Azenha (Portugal, fotografia), Arthur Tuoto (Brasil, vídeo), Benvinda Araújo (Portugal, fotografia), Boskizzi (Itália, fotografia), Cecília Urioste (Brasil, fotografia), César Peralta (México, pintura digital), Chirstin Bolewski (Alemanha, vídeo), Christopher Cassidy (Estados Unidos, vídeo), Clint Enns (Canada, vídeo), David Burns (Estados Unidos, vídeo), Ebert Brothers (Alemanha, vídeo), Henry Gwiazda (Estados Unidos, vídeo), Joana Soberano (Portugal, vídeo), Jeroen Holthius (Holanda, fotografia), José Carlos Nascimento (Portugal, fotografia), Jorge Simões (Portugal, fotografia), José Higino (Portugal, pintura digital), José Pedro Reis (Portugal, fotografia), Katie Bush (Estados Unidos, pintura digital), Pato (Portugal, pintura digital), Patrick Millard (Estados Unidos, fotografia), Paulo Corte Real (Portugal, pintura digital), Phill Stearns (Estados Unidos, vídeo), Tatiana Santos (Portugal, fotografia).



ACTORES URBANOS #3 EM SEVER DO VOUGA

31 Outubro - 20 Novembro 09, Centro de Artes e Espectáculos
Sever do Vouga

Em protocolo com a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) a IC zero apresenta a exposição "Actores Urbanos #3" em Sever do Vouga.
António Azenha / António Andrade (instalação e música), Jorge Simões (vídeo), José Carlos Nascimento (fotografia), José Higino (fotografia), José Pedro Reis (fotografia), José Vieira (instalação), Marco Alexandre Rebelo (texto), Pato (pintura digital e instalação), Paulo Corte Real (desenho).



IC ZERO INAUGURA FLUXOS NA CASA DA ESQUINA

Casa da Esquina, Coimbra
9 Outubro - 8 Novembro 2009

Na centralidade da reflexão do projecto Fluxos está a mutabilidade, as constantes mutações que um lugar e os seus habitantes, como a Figueira da Foz, sujeito à atracção turística relacionada com a sazonalidade do veraneio, sofrem de forma cíclica. A cidade enche e esvazia, como um corpo que inspira e expira, no fluxo e refluxo de gente. Num tempo está hipertrofiada, vivaz, eufórica, noutro tempo retoma uma quietação e serenidade basais.Reposição do projecto que teve lugar no CAE da Figueira da Foz. Com António Azenha (pintura), Jorge Simões (fotografia), José Higino (fotografia), José Pedro Reis (fotografia), José Vieira (video), Pato (pintura digital), Paulo Corte Real (pintura digital) e Tatiana Santos (pintura).




ACTORES URBANOS #3 EM SANTIAGO DA GUARDA

2 - 23 Outubro 09, Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor
Santiago da Guarda, Ansião
Dando continuidade ao protocolo com a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro)
a IC zero apresenta mais um capítulo da exposição "Actores Urbanos #3". Na exposição participam António Azenha / António Andrade (instalação e música), Jorge Simões (vídeo), José Carlos Nascimento (fotografia), José Higino (fotografia), José Pedro Reis (fotografia), José Vieira (instalação), Marco Alexandre Rebelo (texto), Pato (pintura digital e instalação), Paulo Corte Real (desenho).



ACTORES URBANOS #3 EM TONDELA

4 - 25 Setembro 09, Espaço Novo Ciclo ACERT
Tondela
A IC ZERO em colaboração com a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro)
e a ACERT de Tondela, vai repor a exposição "Actores Urbanos #3" , no dia 4 de Setembro, pelas 21 horas, no espaço Novo Ciclo Acert, Rua Ricardo Mota, em Tondela.

Na exposição participam António Azenha (pintura), Jorge Simões (fotografia e vídeo), José Carlos Nascimento (fotografia e vídeo), José Higino (fotografia), José Pedro Reis (fotografia), José Vieira (instalação), Marco Alexandre Rebelo (texto), Pato (pintura digital e instalação), Paulo Corte Real (instalação).




FONLAD COLLECTION NO MIDAC

1 - 30 Agosto 09, MIDAC Museu Internazional Dinamico di Arte Contemporanea
Belforte del Chienti, Italia
Concluindo o projecto de protocolo desenvolvido com a Associação Terra del Arte, a IC Zero, em colaboração com aquela associação e o MIDAC, apresentam a colecção do Festival Fonlad, em três monitores de TV instalados em andaimes, igual estaleiro digital onde se constroem novas propostas de arte contemporânea. Entre os 36 artistas participantes destacam-se os artistas da IC zero António Azenha, Jorge Simões, José Higino, José Pedro Reis, Pato e Paulo Corte Real. O projecto é comissariado por José Vieira com produção de Alfonso Caputo.





ALFONSO CAPUTO NA GALERIA ÍCONE

12 Junho - 26 Julho 09, Galeria Ícone, Coimbra

Com base no protocolo de intercâmbio com a Associazione Culturale Terra dell Arte, a IC0 apresenta na Galeria Ícone uma exposição de Alfonso Caputo, artista e curador de variados projectos internacionais, como o Ars Latina, o Ventipertrenta ou a Bienal de Arad.





VENTIPERTRENTA EM PORTUGAL

7 - 30 Maio 09, Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho
13 Junho - 26 Julho 09, Casa da Esquina, Coimbra

Tomando como base um protocolo com a Associazione Culturale Terra dell Arte, de Belforte del chienti, Italia, a IC0 apresenta no Quarteirão das Artes (em colaboração com a Cooperativa Teatro dos Castelos) e na Casa da Esquina (em colaboração com a Associação Casa da esquina detentora do espaço) uma exposição da colecção do festival Ventipertrenta comissariada por José Vieira e Alfonso Caputo.





IC ZERO NO QP09

Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho
"Fluxos", 7 - 30 Maio 09
"Vende-se", 31 Maio - 14 Junho 09


Sob proposta da Cooperativa Teatro dos Castelos a IC0 apresenta no Quarteirão das Artes duas exposições: Fluxos, com António Azenha, Paulo Corte Real e Pato (Rodrigo Canhão), e Vende-se (com Jorge Simões, José Higino e José Pedro Reis).





VOYEUR

Casa da Esquina, Coimbra
3 Abril - 31 Maio 2009

De regresso à Casa da Esquina, a IC zero apresenta a sua segunda produção especificamente para aquele espaço: comissariada por José Vieira e com as participações de António Andrade (música / sonoridades), António Azenha (instalação e performance), Inês Manta (pintura), Jorge Simões (Fotografia), José Higino (Fotografia), José Pedro Reis (vídeo), Paulo Corte Real (desenho) e Tatiana Santos (instalação), apresenta-se naquele espaço um conjunto de obras de temática voyeurística, na qual se questiona o próprio acto de ver o ver a ver.
Destaque ainda para as performances de Rodrigo Queirós (violino) e António Azenha (3 de Abril) e os recitais de poesia erótica por José Castela (8 e 23 Maio) e Casa da esquina (16 Maio).





FLUXOS

CAE - Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz
22 Janeiro - 25 Fevereiro 2009

A Associação Itinerários Contemporâneos Zero, apresenta o projecto Fluxos, patente nas salas "ZÉ Penicheiro" e sala "Afonso Cruz" no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, a decorrer de 22 de janeiro até ao dia 25 de Fevereiro de 2009. O projecto pretende assumir algumas das características da obra site specific, procurando por um lado um diálogo com o ambiente e as características da cidade para a qual é pensado, por outro maximizar o aproveitamento das particularidades arquitectónicas do lugar de exposição.
Na centralidade da reflexão do projecto Fluxos está a mutabilidade, as constantes mutações que um lugar e os seus habitantes, como a Figueira da Foz, sujeito à atracção turística relacionada com a sazonalidade do veraneio, sofrem de forma cíclica. A cidade enche e esvazia, como um corpo que inspira e expira, no fluxo e refluxo de gente. Num tempo está
hipertrofiada, vivaz, eufórica, noutro tempo retoma uma quietação e serenidade basais.





HOT CORNER

Casa da Esquina, Coimbra
24 Janeiro - 28 Fevereiro 2009

Iniciando uma parceria com a Associação Casa da Esquina, a IC Zero apresenta uma exposição site specific de pintura, fotografia, vídeo, instalação e pintura digital dos artistas António Azenha, Jorge Simões, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato (Rodrigo Canhão), Paulo Corte-Real, António Andrade e Tatiana Santos.





PLASTIC SESSION #2

Via Latina , Coimbra
28 Novembro 08, 20h30





INAUGURAÇÃO GALERIA ÍCONE

Galeria Ícone, Pátio da Inquisição, 23
25 Outubro 08 - 22h às 24h


A IC zero participa na inauguração da Galeria Ícone com uma exposição de pintura, fotografia, vídeo, performance e pintura digital dosartistas destacam-se as participações dos artistas da associação: António Azenha, Jorge Simões, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato (Rodrigo Canhão), Paulo Corte-Real e Tatiana Santos.





FONLAD NA BIENAL DA MADEIRA

Casa da Luz, Funchal
Casa da Cultura, Sta. Cruz
1 Setembro - 13 Outubro 08

Em parceria com a Associação dos Antigos Alunos da Arca-Euac, o UAVM Virtual Museum, a IC zero e a direcção da MIAB (Madeira's International Art Bienal) apresenta uma representação de artistas participantes no Festival FONLAD. Entre estes artistas destacam-se as participações dos artistas da associação: António Azenha, Jorge Simões, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato (Rodrigo Canhão) e Paulo Corte-Real. É de destacar a performance "Contemporâneo Vitruvius" de António Azenha que inaugurou a referida Bienal.





PLASTIC SESSION #1

Salão Brasil, Coimbra
21 Junho 08, 22h00






ACTORES URBANOS #3

Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda
12 Janeiro - 2 Março 2008

Esteve patente entre 12 de Janeiro e 2 de Março, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda a exposição “Actores Urbanos #3” promovida pela Associação Cultural IC-zero em parceria com o TMG e a Câmara Municipal da Guarda.
Participaram na exposição os artistas António Azenha, Jorge Simões, José Carlos Nascimento, José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato e Paulo Corte-Real .

IC ZeroProjectosGaleriaParceriasNotícias