ESPAÇO ARTES MULTIMÉDIA E PERFORMANCE
Coimbra

Em parceria com o Festival Fonlad, apresenta-se uma mostra de vídeo arte, na qual o tema referencial é a performance – encarada nas suas variadas vertentes – e uma performance interactiva on line realizada em simultâneo por António Azenha, em Coimbra, e Francesca Fini, em Roma.
 
DIGITAL PERFORMANCES
 
O termo performance digital pode na generalidade ser definida como consistindo de todos os tipos de desempenho em que as tecnologias de computadores assumiram o papel principal em vez de um auxiliar no conteúdo, técnicas, estéticas ou as formas de entrega. Performance digital normalmente explorar as representações dos subliminares, sonhos e mundos de fantasia (na Wikipédia).
 O corpo como um conceito artístico sofre da tarde 50 é um lançamento em várias direções. Enquanto alguns trabalha a idéia de unificação da arte e da vida (John Cage, Joseph Beuyes, Fluxus), outros artistas performáticos desenvolver um projeto, independentemente da causalidade, considerar o corpo humano como um material estético, uma superfície de projeção e indicador de estados mentais. O vídeo como um meio técnico torna-se um elemento construtivo da ação: a gravação, como a transmissão de dados em um monitor, permitem a desmaterialização do corpo real e seu brilho em novas imagens (Vito Acconci, Bruce Nauman).

"EX-KEY ACTION" PERFORMANCE DE
FRANCESCA FINI & ANTÓNIO AZENHA
 
Pela primeira vez em Coimbra, os Festivais Line Up Action e Fonlad apresentam um evento à escala intercontinental: uma performance realizada ao mesmo tempo em Coimbra e Roma. Os performers: António Azenha e Francesca Fini.
Ambas as performances iniciar-se-ão à mesma hora – 19h00 – em dois locais diferentes: o Espaço de Artes Multimédia e Performance da Alliance Française de Coimbra e o Estúdio de Francesca Fini de Roma.
Através da internet, os dois performers iniciarão uma performance na qual comunicarão por gestos e sonoridades respondendo em tempo real aos gestos / provocações um do outro.
 
António Azenha é artista plástico e performer, sendo mestre em Comunicação Estética pela EUAC. É comissário do Festival Line Up Action, tendo participado em variados eventos e exposições internacionais. Realizou ainda performances em Coimbra, Guarda, Madeira, Lisboa e Guimarães entre outras.

Francesca Fini nasceu, vive e trabalha em Roma. É bacharel em artes gráficas pelo Insttuto Europeu de Design. Trabalha regularmente em vídeo arte, multimédia e performance desde 2000. Entre os vários eventos e festivais em que participou destaca-se o Magmart (IT), Videoholica (BLG), Directors Lounge (DE), Fonlad (PT), Miden (GR), Proyector (ES), etc.



24 NOVEMBRO 2012 18h30
Video arte: Alessandro Amaducci (It), Dave Farham (Uk), Elena Tagliapietra (It), Missirkov / Bogdanov (Ru), Sahar Marcus (Is), Sal Hua Kuan (Sin), Stefano Sbrulli (It)
Performance: Francesca Fini & António Azenha


Comissário: António Azenha
Comissário Convidado: José Vieira
Fotografia: Jorge Simões
Organização: IC Zero
Apoio: Fonlad, Videolab, Celeste Prize, Alliance Française de Coimbra











___ IC Zero © 2012