HOME QUEM SOMOS ACTIVIDADES PROJECTOS RESIDÊNCIAS ARQUIVO


O Festival on line de Artes Digitais, dirigido por José Vieira, surgiu em 2005 sendo produzido em parceria entre as Associações IC Zero e Videolab e a Cooperativa Teatro dos Castelos.
O festival revelou desde a primeira hora uma tendência para apresentações internacionais, que se concretizaram logo em 2005, com uma mostra em Madrid, em parceria com a Associação Recrearte, e em 2009 no MIDAC - Museu Internacional Dinâmico de Arte Contemporânea, em Belforte del Chienti, Itália, numa parceria com a Associação Terra del Arte.
A edição de 2008 foi marcada por uma presença na Bienal da Madeira. 2009 com a maior exposição de sempre na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. 2010 consagra-se numa incursão pelo video em parceria com diversos festivais da especialidade.
Desde 2005 o festival contou com a participação de cerca de 1000 artistas dos cinco continentes em mais de 200 actividades, entre mostras de video arte, exposições, video instalações, residências, workshops e palestras.



O Festival Line Up Action, dirigido por António Azenha, tem como objectivo apresentar criações representativas no âmbito da performance e confrontar o público com a sua conceptualidade proliferante. A importância de um evento desta natureza resulta da própria efemeridade da performance e da sua resistência documental. Por outro lado, não existe em Portugal um evento sustentado, especificamente dedicado a esta forma de arte. Coimbra detém, neste plano, um passado ilustre, sendo reconhecido o papel central que desempenhou nos anos setenta e oitenta, acolhendo criadores e colectivos de relevo na história da performance em Portugal.



O Projecto Videolab, dirigido por Sérgio Gomes,  tem por objectivos a promoção e a divulgação das artes, tendo por base o multimédia. O seu objectivo principal consiste em apresentar trabalhos de boa qualidade, que reflictam a sociedade em que vivemos e contribuam para o enriquecimento cultural do  público. Em todo o processo é incentivada a iniciativa criativa conducente a um alargamento das actividades do Projecto Videolab. No fundo, pretende-se que a realização principal do Projecto - as mostras Videolab - possa assumir diversas vertentes, para além da sessão de filmes: debates, apresentações, workshops, palestras, exposições, instalações, espectáculos multimédia.   
        

Alliance Française de Coimbra, Rua Pinheiro Chagas, nº 60 contacto: espaco.amp@gmail.com